Riscos Psicossociais – como criar ambientes de trabalho saudáveis
98€

Sobre o curso
A criação de ambientes de trabalho saudáveis parece algo distante da realidade empresarial Portuguesa, ainda muito assente em estereótipos baseados em pressupostos errados e descabidos de rigor técnico e científico. Alguns líderes das organizações consideram mesmo que a promoção da saúde ocupacional, em especial, da saúde psicológica e o bem-estar dos seus trabalhadores não é da responsabilidade das empresas, descurando assim o enorme prejuízo causado pelos riscos psicossociais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), a Direção Geral de Saúde (DGS) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem alertado para o impacto dos riscos psicossociais na saúde física e psicológica dos trabalhadores, mas também na quebra da produtividade das organizações, e lançado um conjunto de campanhas de sensibilização para a gestão dos riscos psicossociais.
A EU-OSHA sugere que entre 50% a 60% de todos os dias de trabalho perdidos estejam relacionados com o stresse laboral. Por outro lado, a OPP refere que a perda de produtividade devida ao absentismo e ao presentismo causados por problemas de saúde psicológica podem custar às empresas portuguesas até €3,2 mil milhões por ano, uma vez que se estima que os trabalhadores faltem até 6,2 dias por ano devido a problemas relacionados com o stresse ocupacional e até 12,4 dias por ano devido ao presentismo.
Esta formação é desenhada com base na evidência científica e é construída a partir dos estudos e materiais de apoio promovidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses no âmbito da iniciativa Mais Produtividade.
No final da formação, pretende-se que os formandos sejam capazes de identificar os riscos psicossociais na sua organização e definir um plano de ação para a criação um ambiente de trabalho mais saudável.
Objetivos específicos
– Caracterizar riscos psicossociais.
– Identificar as obrigações legais das organizações na gestão dos riscos psicossociais.
– Reconhecer o impacto dos riscos psicossociais na produtividade da empresa.
– Identificar fatores de risco e fatores de proteção associados aos riscos psicossociais.
– Conhecer os processos, técnicas e instrumentos da avaliação dos riscos psicossociais.
– Definir um plano de ação para a criação de ambientes de trabalho saudáveis.
Formador
Marcos Christi Fernandes – Psicólogo, Formador e Consultor nas áreas da Gestão de Projetos, Psicologia e Gestão
Destinatários
Gestores e administradores de empresas; Diretores e MOE´s de IPSS’s; Diretores de serviços e chefes de equipas; Responsáveis pelos recursos humanos das organizações.
Programa
1 - O que são riscos psicossociais
2 - Tipos de Riscos Psicossociais: stresse ocupacional, o assédio (moral e sexual), a violência no trabalho, a síndrome de burnout, a adição ao trabalho, a fadiga e carga mental no trabalho, assim como o trabalho emocional
3 - Impacto dos riscos psicossociais na produtividade da empresa de acordo com a evidência científica
4 - Enquadramento legal e obrigações legais do empregador
5 - Iniciativas e políticas públicaspara a criação de locais de trabalho saudáveis
6 - Identificação de fatores de risco e fatores de proteção na redução dos riscos psicossociais
7 - Boas práticas na gestão dos riscos psicossociais – Estudo de Caso
8 - Princípios e instrumentos para a avaliação dos riscos psicossociais na organização
9 - Estratégias de Construção de Locais de Trabalho Saudáveis