Cobrança de dívidas a clientes
98€Sobre o curso
O crédito elevado em Clientes é um dos grandes responsáveis pelas necessidades de financiamento de muitas organizações.
Reduzir o crédito a clientes, quer via controlo de Crédito, quer através duma boa organização das Cobranças, é extremamente importante, para que as organizações possam funcionar sem uma pressão diária de tesouraria, reduzindo em simultâneo as necessidades de financiamento e os custos financeiros relacionados com os financiamentos da atividade.
Formador:
Agostinho Costa
Destinatários
Quadros e pessoal administrativo das áreas: Administrativa; Financeira; Comercial
Programa
1 - Como diminuir o crédito vencido
- A análise ABC dos créditos vencidos - A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos - Como estabelecer plafonds de crédito - O custo do crédito
2 - Como organizar um serviço de cobranças
- Objetivos de um serviço de cobranças - Definição de um sistema de cobranças - A necessidade de informações atualizadas e fidedignas - Organização de um ficheiro histórico de clientes - A coordenação entre os diversos serviços da empresa
3 - Ações a desenvolver no processo de cobranças
- Controlo de cobranças - Classificação dos devedores - Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança - A cobrança telefónica - Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso - As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas
4 - Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes
- O procedimento judicial - Os procedimentos de injunção - Os títulos executivos - O Pepex
5 - Os aspetos fiscais
- Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC - Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA
6 - Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes
- Cheques - Letras - Sistema de Débitos Diretos
7 - O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais
- Legislação - Cálculos de juros
8 - Como diminuir o risco de crédito
- Como analisar o Risco de Crédito dum cliente - Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos - As garantias - O factoring sem recurso - Os seguros de crédito
9 - Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças