Cobrança de Dívidas a Clientes
122€

Sobre o curso
Reduzir o crédito a clientes, quer via controlo de Crédito, quer através duma boa organização das Cobranças, é de extremamente importante, para que as organizações possam funcionar sem uma pressão diária de tesouraria, reduzindo em simultâneo as necessidades de financiamento e os custos financeiros relacionados com os financiamentos da atividade
- Propor métodos de organização de um sistema de Controlo do Crédito a Clientes
- Proporcionar métodos práticos de cobrança
- Aumentar a formação das pessoas, do departamento de cobranças, assim como de todos os que integram as áreas comerciais, financeiras e administrativa e que de uma forma direta ou indireta têm uma ligação com o crédito a clientes e com as cobranças
- Mostrar a importância na tesouraria, dos créditos e dos encargos financeiros relativos às vendas de crédito
Assinantes VE: 77€
Destinatários
Quadros e pessoal administrativo das áreas: Administrativa Financeira Comercial
Programa
1. Como diminuir o crédito vencido
A análise ABC dos créditos vencidos A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos Como estabelecer plafonds de crédito O custo do crédito
2. Como organizar um serviço de cobranças
Objetivos de um serviço de cobranças Definição de um sistema de cobranças A necessidade de informações atualizadas e fidedignas Organização de um ficheiro histórico de clientes A coordenação entre os diversos serviços da empresa
3. Ações a desenvolver no processo de cobranças
Controlo de cobranças Classificação dos devedores Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança A cobrança telefónica Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas
4. Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes
O procedimento judicial Os procedimentos de injunção Os Títulos executivos O Pepex
5. Os aspetos fiscais
Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA
6. Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes
Cheques Letras Sistema de Débitos Diretos
7. O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais
Legislação Cálculos de juros
8. Como diminuir o risco de crédito
Como analisar o Risco de Crédito dum cliente Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos As garantias O factoring sem recurso Os Seguros de crédito
9. Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças