Cobrança de dívidas a clientes

Programa

1 - Como diminuir o crédito vencido

- A análise ABC dos créditos vencidos - A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos - Como estabelecer plafonds de crédito - O custo do crédito

2 - Como organizar um serviço de cobranças

- Objetivos de um serviço de cobranças - Definição de um sistema de cobranças - A necessidade de informações atualizadas e fidedignas - Organização de um ficheiro histórico de clientes - A coordenação entre os diversos serviços da empresa

3 - Ações a desenvolver no processo de cobranças

- Controlo de cobranças - Classificação dos devedores - Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança - A cobrança telefónica - Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso - As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas

4 - Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes

- O procedimento judicial - Os procedimentos de injunção - Os títulos executivos - O Pepex

5 - Os aspetos fiscais

- Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC - Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA

6 - Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes

- Cheques - Letras - Sistema de Débitos Diretos

7 - O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais

- Legislação - Cálculos de juros

8 - Como diminuir o risco de crédito

- Como analisar o Risco de Crédito dum cliente - Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos - As garantias - O factoring sem recurso - Os seguros de crédito

9 - Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças

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Curso

  /  Contabilidade  /  Cobrança de dívidas a clientes

Cobrança de dívidas a clientes

98€
Local:
ONLINE
Data:
15 novembro | 9h30 -18h00
Duração
7 Horas

Sobre o curso

O crédito elevado em Clientes é um dos grandes responsáveis pelas necessidades de financiamento de muitas organizações.
Reduzir o crédito a clientes, quer via controlo de Crédito, quer através duma boa organização das Cobranças, é  extremamente importante, para que as organizações possam funcionar sem uma pressão diária de tesouraria, reduzindo em simultâneo as necessidades de financiamento e os custos financeiros relacionados com os financiamentos da atividade.

 

Formador:

Agostinho Costa

 

Destinatários

Quadros e pessoal administrativo das áreas: Administrativa; Financeira; Comercial

Programa

1 - Como diminuir o crédito vencido

- A análise ABC dos créditos vencidos - A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos - Como estabelecer plafonds de crédito - O custo do crédito

2 - Como organizar um serviço de cobranças

- Objetivos de um serviço de cobranças - Definição de um sistema de cobranças - A necessidade de informações atualizadas e fidedignas - Organização de um ficheiro histórico de clientes - A coordenação entre os diversos serviços da empresa

3 - Ações a desenvolver no processo de cobranças

- Controlo de cobranças - Classificação dos devedores - Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança - A cobrança telefónica - Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso - As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas

4 - Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes

- O procedimento judicial - Os procedimentos de injunção - Os títulos executivos - O Pepex

5 - Os aspetos fiscais

- Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC - Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA

6 - Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes

- Cheques - Letras - Sistema de Débitos Diretos

7 - O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais

- Legislação - Cálculos de juros

8 - Como diminuir o risco de crédito

- Como analisar o Risco de Crédito dum cliente - Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos - As garantias - O factoring sem recurso - Os seguros de crédito

9 - Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças

Assinantes VE: 77€ * *Acresce IVA à taxa em vigor
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