Cobrança de Dívidas a Clientes

Programa

1. Como diminuir o crédito vencido

A análise ABC dos créditos vencidos A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos Como estabelecer plafonds de crédito O custo do crédito

2. Como organizar um serviço de cobranças

Objetivos de um serviço de cobranças Definição de um sistema de cobranças A necessidade de informações atualizadas e fidedignas Organização de um ficheiro histórico de clientes A coordenação entre os diversos serviços da empresa

3. Ações a desenvolver no processo de cobranças

Controlo de cobranças Classificação dos devedores Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança A cobrança telefónica Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas

4. Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes

O procedimento judicial Os procedimentos de injunção Os Títulos executivos O Pepex

5. Os aspetos fiscais

Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA

6. Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes

Cheques Letras Sistema de Débitos Diretos

7. O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais

Legislação Cálculos de juros

8. Como diminuir o risco de crédito

Como analisar o Risco de Crédito dum cliente Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos As garantias O factoring sem recurso Os Seguros de crédito

9. Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças

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Curso

  /  Contabilidade  /  Cobrança de Dívidas a Clientes

Cobrança de Dívidas a Clientes

122€
Local:
ONLINE
Data:
18-19 de janeiro | 9h30 -13h00
Duração
7 Horas

Sobre o curso

O crédito elevado em Clientes é um dos grandes responsáveis pelas necessidades de financiamento de muitas organizações
Reduzir o crédito a clientes, quer via controlo de Crédito, quer através duma boa organização das Cobranças, é de extremamente importante, para que as organizações possam funcionar sem uma pressão diária de tesouraria, reduzindo em simultâneo as necessidades de financiamento e os custos financeiros relacionados com os financiamentos da atividade
  • Propor métodos de organização de um sistema de Controlo do Crédito a Clientes
  • Proporcionar métodos práticos de cobrança
  • Aumentar a formação das pessoas, do departamento de cobranças, assim como de todos os que integram as áreas comerciais, financeiras e administrativa e que de uma forma direta ou indireta têm uma ligação com o crédito a clientes e com as cobranças
  • Mostrar a importância na tesouraria, dos créditos e dos encargos financeiros relativos às vendas de crédito

Assinantes VE: 77€

Destinatários

Quadros e pessoal administrativo das áreas: Administrativa Financeira Comercial

Programa

1. Como diminuir o crédito vencido

A análise ABC dos créditos vencidos A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos Como estabelecer plafonds de crédito O custo do crédito

2. Como organizar um serviço de cobranças

Objetivos de um serviço de cobranças Definição de um sistema de cobranças A necessidade de informações atualizadas e fidedignas Organização de um ficheiro histórico de clientes A coordenação entre os diversos serviços da empresa

3. Ações a desenvolver no processo de cobranças

Controlo de cobranças Classificação dos devedores Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança A cobrança telefónica Aspectos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas

4. Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes

O procedimento judicial Os procedimentos de injunção Os Títulos executivos O Pepex

5. Os aspetos fiscais

Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA

6. Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes

Cheques Letras Sistema de Débitos Diretos

7. O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais

Legislação Cálculos de juros

8. Como diminuir o risco de crédito

Como analisar o Risco de Crédito dum cliente Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos As garantias O factoring sem recurso Os Seguros de crédito

9. Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças

Assinantes VE: 77€ * *Acresce IVA à taxa em vigor
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